A saúde financeira de um negócio depende de uma boa gestão e isso inclui controlar as movimentações do cartão de crédito. Em um dia, várias operações são realizadas e acompanhar cada transação exige tempo e dedicação. Por isso, ter um software para conciliação de cartão de crédito e débito é o segredo para gerir as finanças com praticidade.

Responsável por comparar os lançamentos de cada venda com cartão com aqueles que são recebidos pela operadora, uma plataforma de conciliação impede que erros passem despercebidos, além de oferecer diversas informações sobre o fluxo de caixa e que ajudam na gestão do dinheiro.

Em outras palavras, ter um software de conciliação é importante para evitar prejuízos financeiros, assim como garantir que as operadoras paguem valores corretos, sem taxas indevidas.

Quais são os benefícios na gestão do dinheiro?

Você sabe por que fazer a conciliação é tão importante para otimizar o seu negócio? Continue a leitura e conheça as principais vantagens que sua empresa terá ao investir no software para conciliação de cartão de crédito!

Identificar vendas no cartão e conhecer os valores reais

Em uma venda de cartão de crédito são debitadas taxas e são feitos ajustes por parte das operadoras. O grande desafio é identificar se esses descontos são corretos e os valores reais que serão recebidos no final do mês.

Fazer essa identificação por meio de uma plataforma faz toda a diferença para controlar as movimentações financeiras e entender cada operação realizada no fluxo de caixa. Para muitas empresas, evitar dor de cabeça é um grande benefício, além de ajudar a identificar novas ações para melhorar a situação financeira atual.

Reduzir gastos

Já imaginou armazenar todas as informações financeiras em único lugar? Ao investir em um software para conciliação de cartão de crédito sua empresa pode diminuir os custos com mão de obra e evitar cobranças adicionais, aumentando os lucros a cada período.

Nenhuma empresa gostaria de perder tempo e dinheiro, o que torna um software a melhor resposta para economizar em infraestrutura e ainda ter uma gestão eficiente a partir de poucos recursos financeiros.

Otimizar o tempo gasto

Preencher planilhas, acompanhar as operações, fazer comparações e controlar cancelamentos são algumas das atividades que consomem o tempo de qualquer empresa.

Usar a tecnologia a favor dos negócios é uma estratégia obrigatória para gestores que buscam uma boa saúde financeira da empresa. Por outro lado, somente com um software para conciliação de cartão de crédito será possível otimizar o tempo gasto em processos manuais e desnecessários.

Por meio dele, todas as informações serão armazenadas no mesmo lugar, facilitando o acesso e eliminando o tempo perdido no portal de cada adquirente e banco, garantindo também cálculos rápidos e apontamento de problemas de forma ágil.

Eliminar erros operacionais

Esquecer um cancelamento, passar uma venda em duplicidade e não estornar o valor correto são erros que acontecem em qualquer empresa que ofereça o cartão de crédito como forma de pagamento — com exceção, aquelas que contam com a ajuda de um software de conciliação, claro!

Além de prática e confiável, essa plataforma é especialista em apontar as falhas operacionais e antecipar os problemas, reduzindo os indesejáveis prejuízos financeiros ou o tempo gasto em análises e cálculos. Anotou a dica?

Como a empresa pode escolher a melhor plataforma de conciliação?

Entenda os objetivos da empresa

Ter uma situação financeira estável é o sonho de qualquer empresa. Contudo, antes de buscar uma solução imediata na conciliação de cartão de crédito, é necessário entender quais são os seus objetivos. Seja para aumentar as vendas, diminuir os gastos com mão de obra ou identificar falhas nas operadoras, é indispensável pontuar os principais problemas que precisam ser resolvidos.

Embora um software ofereça muitos benefícios, é interessante se concentrar primeiramente em alguns pontos, acompanhar a evolução e, após a conclusão, determinar outras características que precisam de melhorias.

Identifique se as funcionalidades atendem suas necessidades

Você vai encontrar vários softwares disponíveis no mercado, mas nem todos vão oferecer o que precisa para otimizar sua gestão financeira. Os problemas com cartão de crédito são inúmeros, mas pesquisar o melhor sistema é uma dica que não pode passar em branco. Como sugestão, não compare preços, veja o tempo de atuação no mercado e peça indicações de empresas que já conhecem o sistema e suas funcionalidades. Após isso, verifique se a plataforma atenderá suas necessidades antes de contratar qualquer marca, combinado?

Verifique se o custo-benefício vale a pena

O preço também é um fator que entra em jogo quando o assunto é investir em um software para conciliação. Procurar sistemas que ofereçam qualidade e custo-benefício ao mesmo tempo é tão importante quanto não pensar apenas em pagar barato. As vezes, o barato sai bem mais caro! Pagar R$ 10 por mês por algo que não funcione é caro. Você não vai querer perder tempo e nem dinheiro, certo?

Observe se a plataforma é simples e intuitiva

Não adianta contratar um bom software, mas não saber visualizar e lidar com as informações. Isso mostra que contratar um sistema de conciliação é um investimento que precisa facilitar o dia a dia da empresa e não dificultar o acesso. Dessa forma, opte sempre por uma versão online e com interface fácil. Se necessário, peça um treinamento ou consultoria para a empresa, a fim de tornar o acesso prático para todos e do jeito que realmente precisa ser.

Como mostramos neste blog post, escolher uma empresa conciliadora de cartões é uma decisão importante e que influencia diretamente na saúde financeira do negócio.

Empresas como a CashMonitor, por exemplo, são referência no mercado e oferecem várias funcionalidades que promovem o sucesso das finanças, como integração ERP, conciliação bancária a partir da importação do extrato de conta corrente, análise de taxas indevidas, cancelamento, chargeback, dentre outros benefícios.

Está pronto para contratar um software para conciliação de cartão de crédito? Agora que já sabe os benefícios desse investimento e como escolher o melhor sistema, fica mais fácil otimizar sua gestão financeira e alcançar o sucesso definitivo!

Precisa de mais ajuda neste assunto? Não se preocupe! Entre em contato com a CashMonitor e conheça todas as vantagens em investir em nossos serviços.

Os erros podem acontecer em qualquer lugar, mas quando a falha vem das operadoras de cartões de crédito, as consequências podem ser graves para o bolso das empresas. Isso mostra que ficar de olho no extrato das adquirentes é a melhor maneira de se livrar dos prejuízos financeiros.

Encontrar uma tarifa irregular ou um lançamento em duplicidade tornou-se mais comum do que podemos imaginar. Infelizmente, algumas falhas passam despercebidas entre empresas que não acompanham suas transações, por isso conhecer os principais erros é o primeiro passo para evitá-los.

Você confere o extrato das adquirentes e todas as vendas no cartão? Então veja quais são os equívocos que podem acontecer e o que fazer para evitá-los!

Os principais erros cometidos pelas operadoras de cartões

1. Débitos não autorizados

Você já encontrou débitos não autorizados na conta-corrente da sua empresa? Assim como você, vários empreendedores já passaram por essa mesma situação. No entanto, conforme o Código de Defesa do Consumidor, o ressarcimento de valores nesse caso é obrigatório e quando ocorre atraso ou demora no recebimento, a empresa pode cobrar da operadora o pagamento também de juros e correção monetária.

2. Tarifas irregulares ou serviços não contratados

Quem oferece o cartão de crédito como forma de pagamento sabe que precisa realizar o pagamento de algumas taxas. Contudo, o grande problema é quando as tarifas são cobradas erroneamente. Para evitar esse problema é interessante analisar os extratos e solicitar o reembolso em caso de cobrança indevida.

3. Prazos não cumpridos

Os prazos existem para serem cumpridos. Entretanto, ocorrer atrasos ainda é um dos erros que mais acontecem. Seja para estorno, seja para pagamento, é indispensável exigir o cumprimento das datas, principalmente para manter a organização dos recebimentos e, assim, o fluxo de caixa equilibrado.

As vantagens de automatizar o controle de extratos

Quando a tecnologia entra em cena é impossível não aproveitar as vantagens que ela oferece para uma empresa. Ainda não está convencido? Veja, a seguir, quais são os benefícios que estão à sua espera com a automação de extrato das adquirentes!

Facilitar a análise do fluxo de vendas

Acompanhar todas as transações de cartão de crédito é um desafio para qualquer empresa. No entanto, quando a tecnologia é usada a favor dos negócios fica mais controlar os extratos, identificar erros e otimizar a gestão financeira como um todo.

Qual empresa não gostaria de facilitar o seu fluxo de caixa, eliminando processos manuais e falhas humanas? Com a ajuda de uma plataforma de conciliação de vendas, por exemplo, as etapas ganham agilidade, reduzindo, ainda, os gastos desnecessários.

Ter tempo hábil para lidar com chargebacks e erros

O chargeback nada mais é do que o cancelamento de uma compra ou a solicitação de estorno. No entanto, esse mecanismo pode se tornar um grande pesadelo quando não é controlado pelas empresas.

Por outro lado, quando os processos são automatizados é possível prever problemas antes mesmo que aconteçam, e isso inclui identificar chargebacks e também os temidos erros ocorridos nas transações.

Vale lembrar ainda que todas essas medidas não beneficiam apenas a empresa, mas também o consumidor que não pode ser lesado por irregularidades, compras não identificadas ou atrasos no estorno quando o assunto é chargeback.

Gerenciar com precisão o recebimento de vendas parceladas

Vender por cartão de crédito é uma questão de sobrevivência para as empresas, não é mesmo? Contudo, além de aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros no final do mês, é necessário gerenciar os recebimentos, em especial das vendas que são parceladas.

Levando em consideração que as contas recebidas de forma parcelada podem não entrar na conta imediatamente, a empresa precisa controlar os pagamentos para não comprometer o capital de giro no próximo mês — e nem sempre esse desafio é simples!

Ainda que uma planilha no Excel seja uma ferramenta útil no controle das informações, somente um sistema de automação pode fornecer dados rápidos e identificar falhas em poucos segundos.

Reduzir custos nas operações

Pagar taxas, tarifas de aluguel e outras despesas obrigatórias faz parte de qualquer empresa no mercado atual. Contudo, se os gastos superam os ganhos chegou o momento de repensar nas estratégias e processos e investir em soluções para aumentar o faturamento do negócio.

De forma resumida, investir em um sistema de conciliação de cartões de crédito é a alternativa ideal para reduzir custos como um todo. Ao automatizar os extratos, sua empresa economiza o tempo gasto nas atividades relacionadas à análise e lançamento em planilhas, sem falar no dinheiro que poderá perder com alguns erros e taxas indevidas.

É bom ressaltar que centavos ou reais podem fazer uma grande diferença para o seu negócio, então ficar atento a essas perdas financeiras, além do tempo e presença de colaboradores, é indispensável para o sucesso da empresa.

Ampliar a produtividade do time financeiro

Quantas pessoas da sua equipe são necessárias para lançar os pagamentos, conferir os cancelamentos, comparar os dados com as informações das adquirentes e fechar o caixa no geral?

Na verdade, não importa a resposta! A produtividade da sua equipe é um assunto muito importante para ser limitada apenas aos números. Por outro lado, quem já investe em automação de conciliação sabe que o nível de rendimento dos seus colaboradores aumenta quando contam com o auxílio de uma plataforma eficiente.

Isso significa que o tempo que seria gasto em análises de extratos, comparações de sites, telefonemas para operadoras adquirentes, dentre outras atividades que são necessárias nesse processo pode ser destinado a outras atividades importantes que envolvem o planejamento financeiro. Assim, a empresa melhora a produtividade do seu time e ainda potencializa outras áreas. O que acha dessa ideia?

Aprendeu tudo o que precisava para automatizar o extrato das adquirentes e melhorar a gestão financeira do seu negócio? Esperamos que sim! Agora que já sabe quais são os principais erros das operadoras e como solucioná-los, temos certeza que seu faturamento aumentará e muito!

Gostou das dicas e quer continuar aprendendo? É simples, basta assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de assuntos interessantes para aperfeiçoar a gestão da sua empresa. Até a próxima!

Fazer o controle de vendas no cartão de crédito, verificar as saídas, estornos e cancelamentos ainda é um grande desafio para qualquer negócio, não acha? Embora seja um dos meios de pagamento mais utilizados pelos clientes, realizar o seu controle não é uma tarefa tão simples. Por isso, investir em conciliação se tornou a melhor alternativa para uma gestão eficiente.

Além de proporcionar segurança e economia de tempo, o controle de vendas permite ao gestor otimizar diversos processos dentro da sua empresa, incluindo o aumento da produtividade dos seus colaboradores, além de outros benefícios que são indispensáveis para melhorar o controle financeiro.

Como você lida com suas vendas no cartão de crédito? Se ainda não sabe como registrar e acompanhar as movimentações, está na hora de mudar e conhecer os benefícios que a conciliação oferece por meio do controle de vendas no cartão!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura e conheça todas as vantagens que sua empresa vai adquirir a partir do controle de vendas e conciliação de cartões de crédito!

Automação da conferência

Aceitar cartão de crédito é uma alternativa que não pode ser descartada nos estabelecimentos comerciais e empresas. No entanto, saber acompanhar o fluxo de pagamentos é tão importante quanto realizar as vendas. Isso nos mostra que realizar o controle de forma manual é uma prática ruim e que pode oferecer vários prejuízos para o próprio negócio.

Por outro lado, quem investe no controle de vendas no cartão e tem uma plataforma de conferência aproveita todos os benefícios da automação. Esses benefícios envolvem a redução de tempo, acompanhamento das entradas e baixas do cartão de crédito e débito, mais praticidade e outras vantagens que fazem toda a diferença nas movimentações financeiras.

Já imaginou conferir transação por transação em sua máquina de cartões? Com o advento da tecnologia, ficou mais fácil encontrar sistemas que ajudem no dia a dia, principalmente quando o desafio envolve pagamentos de cartão, não é mesmo? Dessa forma, utilizar o módulo conciliador é a maneira mais inteligente de evitar problemas.

Redução da mão de obra

Nenhuma empresa quer desperdiçar tempo e a produtividade dos seus colaboradores com cálculos manuais das vendas realizadas, concorda? Sabemos que a rotina de qualquer negócio pode ser bastante agitada, por isso reduzir a mão de obra com tarefas que podem ser simplificadas em poucos cliques é uma dica que não pode ser ignorada.

Conferir o caixa no final do expediente é importante para analisar as movimentações do dia, mas essa prática não exige a presença de um ou mais funcionários, pelo contrário.

Ao otimizar o controle de vendas no cartão, os processos manuais são descartados, o que impacta diretamente nas finanças da empresa, que poderá diminuir as contratações e o tempo gasto em treinamentos e preenchimento de planilhas, por exemplo.

Segurança nos recebimentos

Quando falamos em segurança todo cuidado é pouco, especialmente quando se trata do seu fluxo de caixa. Ainda que seja importante, conferir as vendas no cartão não é uma prática que todas as empresas realizam, o que aumenta o risco de ter problemas com a Receita Federal, inclusive.

Entretanto, para manter o negócio seguro, é essencial fazer esse controle a partir da conciliação. Somente assim, será possível reduzir o risco de fraudes e erros humanos que, querendo ou não, alguns sempre passam despercebidos.

Você já perdeu alguma filipeta ou planilha que continha todas as transações? Então saiba que não terá mais esse problema! Isso porque a segurança oferecida por meio da plataforma de conciliação é um investimento que qualquer gestor deseja — considerando que os dados do seu fluxo de caixa são muito importantes para ficarem armazenados em planilhas ou papéis, correndo o risco de perdas ou avarias.

Economia de tempo

Tempo é dinheiro, concorda? E quanto tempo sua empresa gasta para registrar todas as vendas, conferir as entradas e saídas e registrar tudo? Se parar para pensar, você já desperdiçou muito dinheiro e produtividade em processos manuais.

Vale lembrar que, com a ajuda da conciliação, o tempo pode ser aproveitado de uma maneira melhor. Como as vendas são registradas automaticamente na plataforma, a empresa pode investir em outras tarefas que otimizem o seu crescimento no mercado, mantendo o foco nas vendas a serem realizadas.

Em tempos de novos concorrentes e clientes exigentes, ter flexibilidade e agilidade no controle do caixa é o segredo para superar o mercado.

Redução dos erros

Investir no controle de vendas do cartão de crédito não aumenta apenas a produtividade, reduz o tempo e traz segurança; ela também elimina os indesejáveis prejuízos com erros humanos.

Cometer uma falha, fazer um cálculo errado ou uma cobrança indevida são situações que não podemos evitar, certo? Errado! Ao automatizar o controle de vendas, tais erros não poderão acontecer, levando em conta a eficiência de uma plataforma.

Não se esqueça ainda que nem sempre as falhas acontecem dentro da empresa. As tentativas de golpe, fraudes e taxas irregulares são situações que também podem ocorrer e comprometer a imagem e o fluxo de caixa. Então, manter ativa uma plataforma de conciliação é o meio mais eficiente de evitar problemas.

Está gostando das nossas dicas? Então anote mais uma que vai tornar a sua gestão e controle de vendas ainda mais eficiente. Evitar conciliadores que estejam vinculados a adquirentes é outra sugestão importante para sua empresa!

Como gestor, sabemos que você se preocupa com seu negócio e busca as melhores alternativas para crescer no mercado. Dessa forma, buscar uma plataforma confiável e com seu modelo próprio de gestão é o caminho mais curto para o sucesso das finanças!

Está pronto para tornar sua gestão financeira a melhor de todas? Temos certeza que sim! Com a ajuda das nossas sugestões, o controle de vendas no cartão de crédito ficará mais fácil graças à plataforma de conciliação!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então não se preocupe com isso! Entre em contato com nossa empresa e conheça todos os benefícios que nosso sistema pode oferecer para sua empresa. Estamos esperando o seu contato!

Aumentar as vendas é importante para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, quem oferece o cartão como forma de pagamento precisa se preocupar com outras questões que também afetam os lucros da empresa. Saber como reduzir taxas do cartão de crédito é uma delas.

Mesmo que melhore o índice de vendas e atraia mais clientes, o cartão de crédito exige o pagamento de algumas tarifas, além de influenciar no valor final de cada operação. Por essa razão, acompanhar as taxas e negociar o valor com os adquirentes são boas estratégias para reduzir os custos, mas não são as únicas.

Sua empresa não sabe como reduzir taxas do cartão de crédito? Acredite, a maioria também não sabe! Mas para lhe ajudar com esse assunto, selecionamos dicas infalíveis. Confira com atenção todos os detalhes!

Entenda quanto custa a operação da venda de cartão

Para o cliente é fácil utilizar o cartão para pagar uma compra. Por outro lado, para as empresas essa facilidade no recebimento não é tão simples como deveria ser.

Isso significa que entender o valor de cada transação tornou-se uma prática de extrema importância para controlar os gastos e entender o que realmente receberá no final do mês, considerando os descontos.

Se você trabalhará com essa modalidade pela primeira vez ou trocou de operadora, é interessante colocar na ponta do lápis outros custos envolvendo o valor do aluguel das maquininhas, além de outras tarifas que deverão ser pagas aos adquirentes, ou seja, para as empresas responsáveis pelas bandeiras dos cartões.

Vale lembrar ainda que as operadoras podem cobrar outras taxas como a de antecipação de recebíveis. Então, antes de concluir a contratação, atente para os valores estipulados e veja se estão dentro do seu planejamento financeiro.

Negocie a melhor taxa com as operadoras

Nem todas as tarifas cobradas pelas operadoras vão agradar o seu bolso, então o próximo passo para reduzir taxas do cartão de crédito é partir para a negociação de valores.

Não se esqueça de que, embora a taxa sobre as vendas de cartão seja a principal despesa, a negociação não pode ser apenas em torno dela, pelo contrário.

Como um bom negociador, vale a pena prestar atenção em outras tarifas que também podem trazer prejuízos financeiros para sua empresa, como o aluguel da maquininha de cartão e as taxas da antecipação de vendas.

Mas e se a operadora exigir que eu abra uma conta no banco? Não existe nada de errado em ter uma conta bancária, mas isso significa pagar ainda mais taxas e provavelmente não é isso que você quer no momento. Dessa forma, negocie outras formas de pagamento e fuja das tarifas para não colocar os seus lucros em risco!

Faça a conciliação das vendas do cartão

Acompanhar venda por venda é uma tarefa complicada, não é mesmo? Nós também achamos! Sem falar no tempo que você ou seus funcionários vão gastar no fechamento do caixa e análise das transações realizadas pelo cartão de crédito.

Felizmente, muitas empresas já estão contando com a ajuda de um aliado muito importante no controle de vendas: a plataforma de conciliação de vendas do cartão de crédito.

Responsável por administrar as entradas, cancelamentos e taxas, comparando com todas as informações repassadas pelas operadoras, o sistema de conciliação existe para facilitar a rotina financeira do empreendedor.

Além de informar os valores corretos, detectar falhas e divergências de valores, investir nessa ferramenta oferece muitas vantagens para quem deseja reduzir as taxas com cartão e aumentar o faturamento no final do mês.

Invista em tecnologia

Com o advento da tecnologia, muitas empresas encontraram alternativas para eliminar despesas e otimizar a rotina dos colaboradores. Quem estava acostumado a guardar as filipetas, preencher planilhas manuais e convocar a equipe para o fechamento do caixa sabe o quanto cada tarefa exige tempo e também dinheiro.

Para quem está em busca de inovação e redução de custos, a tecnologia pode oferecer algumas alternativas que ajudam a eliminar processos desnecessários e gastos excessivos. Aderir ao sistema de conciliação de cartões, por exemplo, é o primeiro passo para automatizar a gestão financeira.

Por meio de uma plataforma ERP, uma empresa pode otimizar a produtividade dos seus colaboradores, evitar cobranças divergentes e as indesejáveis fraudes, prever problemas e parar de perder dinheiro com atividades manuais que também estão sujeitas a erros.

As empresas que também se preocupam com segurança podem enxergar outra vantagem ao investir em tecnologia para reduzir taxas do cartão de crédito. Além de integrar todas as informações em um único lugar, as plataformas e demais ferramentas garantem facilidade no acesso e proteção máxima para os dados armazenados.

Utilize a transferência eletrônica de fundos

Se você já utiliza máquinas de cartão de crédito em sua empresa deve ter ouvido falar sobre o TEF, não é mesmo? Mas se não conhece esse termo, não se preocupe, nós explicamos! O TEF é um sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, o qual é responsável por integrar todas as vendas realizadas em seu cartão a um processo conhecido pelo nome de PDV.

Além disso, o TEF é a ponte entre a comunicação da empresa com a operadora do cartão, facilitando os processos do dia a dia. Como percebeu, ter esse sistema no seu estabelecimento é indispensável para reduzir custos e otimizar a gestão.

Por meio dessa ferramenta, o seu negócio consegue ainda conferir as vendas de uma maneira mais prática, diminuir a quantidade de maquininhas no local — reduzindo assim despesas com papel e aluguel — e eliminar erros na hora de digitar o valor e evitar possíveis fraudes.

E você, está pronto para reduzir taxas do cartão de crédito em sua empresa de uma vez por todas? Temos certeza que sim! Como mostramos, existem várias alternativas para diminuir despesas e impedir que as tarifas comprometam o orçamento de todo negócio. Basta seguir todas as nossas sugestões!

Gostou de ler o nosso artigo? Então continue aprendendo mais! Confira outro material interessante que preparamos para você. Acesse nosso blog e descubra mais dicas incríveis no post “Conciliação bancária: entenda como funciona”.

Pequenos negócios têm necessidades especiais, uma vez que sua capacidade de investimento (de dinheiro e tempo) é reduzida. Mesmo assim, a conciliação de cartões em pequenas empresas vale a pena.

Vendas em cartões de crédito ou débito se tornaram praticamente onipresentes no Brasil, nos últimos 15 anos. Não dar a devida atenção a essas transações pode significar grande perda financeira no fim do mês.

Neste artigo, você vai aprender como e por que realizar a conciliação de cartões em pequenas empresas. Vai, ainda, ficar a par de alguns erros comuns cometidos por negócios em crescimento e saber como evitá-los. Boa leitura!

O que significa a conciliação de cartões?

Se você tem o hábito de registrar todas as entradas com cartões de crédito e débito separadamente dos pagamentos em dinheiro, por exemplo, já é um bom começo. Melhor ainda se for metódico a ponto de apontar as datas das transações e quais bandeiras de cartão de crédito foram utilizadas em cada uma.

A conciliação de cartões acontece quando você faz a comparação entre esses registros, o extrato de cada uma das maquininhas das adquirentes (Getnet, Cielo, Rede, Mercado Pago e outras) e os valores que elas efetivamente depositaram na conta da sua empresa.

Repare que não adianta verificar se os dados das suas planilhas e do extrato das máquinas estão iguais. Muitas vezes, há discrepância entre o que está no extrato e o que foi depositado também, e o prejuízo acontece do mesmo jeito.

Por que a conciliação de cartões em pequenas empresas é importante?

Não é porque esse processo é realizado automaticamente pelas plataformas das adquirentes que ele não pode conter erros. Existem diversos mecanismos de conferência de valores realizados internamente por elas e, como era de se esperar, muitas chances de erros humanos ou tecnológicos.

Acontece que esses erros saem muito mais caro para pequenas empresas, cujo orçamento é muito enxuto. Negócios em crescimento têm capital de giro menor e, por isso, são mais suscetíveis do ponto de vista financeiro.

Além do mais, imagine se o valor que é depositado a menos fosse reinvestido nas suas estratégias? Com certeza, isso aceleraria o seu crescimento e geraria mais lucros.

Ou seja, o procedimento da conciliação de vendas com cartões em pequenas empresas ajuda a saúde financeira e possibilita crescimento e maior visão dos negócios.

Como fazer a conciliação em pequenas empresas?

Abaixo, listamos um passo a passo para que você comece a realizar esse procedimento. É bom reforçar que, se você considerar que não tem recursos internos suficientes para fazê-lo manualmente, vale a pena investir em uma plataforma.

Na maior parte das vezes, esse investimento se paga e ainda gera enorme economia para você. Veja quais são as etapas para realizar uma conciliação financeira metódica.

Registre as informações de venda

Comece a discriminar quais vendas foram feitas em cartões, assim como a bandeira do cartão e se a opção foi feita no crédito ou débito. Se fizer isso, ainda que de forma manual em planilhas, você vai poder conferir mais facilmente com o extrato de cada adquirente.

Confira as taxas cobradas

O contrato com a adquirente discrimina qual valor das taxas foi acordado entre você a prestadora de serviços. Seja por erro, seja por atualização dessas alíquotas, sem a consulta ao lojista elas podem mudar sem que você saiba.

Com base em uma boa conciliação, é possível constatar isso e contestar a cobrança com a adquirente, recebendo o dinheiro de volta. O mesmo vale para a mensalidade das maquininhas, por exemplo.

Registre as datas de pagamento de cada venda

Encontrar cada transação em um extrato longo pode dar muita dor de cabeça. Além disso, é comum que muitas vendas tenham o mesmo valor, se o produto vendido for o mesmo, por exemplo.

Logo, é importante anotar também as datas de cada transação. Isso facilita, inclusive, o processo de contestação de valores, já que você vai saber explicar quando ele foi cobrado e demonstrar na sua planilha que não há dados a esse respeito.

Confira o montante depositado

Se o valor depositado condiz com aquele que a sua planilha acusa, é um bom sinal. No entanto, lembre-se que o seu fluxo de caixa conta o mês do dia primeiro ao trinta ou trinta e um.

As datas de fechamento das adquirentes, por outro lado, podem levar em consideração ciclos financeiros diferentes, o que dificulta um pouco a conciliação. Mais um motivo, aliás, para você ficar atento às datas.

Aposte na tecnologia

Que o orçamento de pequenas empresas é curto não é novidade. No entanto, é necessário salientar que certos gastos devem ser vistos não como despesas, mas como investimento.

Lembre-se que o seu tempo e dos seus colaboradores entram na gestão de recursos. Por exemplo, será que o valor gasto com uma plataforma de conciliação de cartões não seria facilmente recuperado pelo ganho que você teria empregando esse tempo em outras questões estratégicas?

Além disso, como dissemos acima, não é raro que o serviço de conciliação se pague com sobras apenas se pensarmos na economia originada pelo fim dos erros em extratos e depósitos.

Mantenha o controle atualizado

O trabalho de contabilizar entradas oriundas de vendas com cartões de crédito e débito é um pouco trabalhoso. Logo, é comum que os colaboradores comecem essa tarefa e a abandonem depois de um tempo para cuidar de outras que julgam mais importantes.

Sejam quais forem esses outros afazeres, saiba que eles não são mais importantes! Ao fazer a conciliação, você vai lidar diretamente com o seu capital, o dinheiro que entra mensalmente no caixa da sua empresa.

O impacto de perdas financeiras decorrentes de erros em pequenos negócios pode ser muito nocivo. Evite esse problema e economize bastante fazendo a conciliação de cartões em pequenas empresas. Em uns poucos meses, você vai notar a diferença.

Ainda não está convencido das vantagens dessa prática para o seu negócio? Passou por alguma situação chata ou constrangedora ao reportar erros a uma adquirente? Deixe seu comentário abaixo, relatando suas experiências!

O cartão de crédito se tornou o meio de pagamento mais utilizado no mundo. Para o cliente, a facilidade de pagar contas e controlar as despesas é atraente, mas para as empresas o desafio de controlar as vendas é ainda maior. Por isso, investir em conciliação de cartão de crédito se tornou a maneira mais prática de gerir as finanças.

Se por um lado o uso de cartão de crédito é indispensável, por outro a necessidade de se adaptar às novas exigências do mercado também é essencial. Isso mostra que selecionar uma empresa confiável é o primeiro passo para contratar uma plataforma de qualidade e fácil acesso.

O que é conciliação de cartão de crédito?

Conferir operação por operação é uma tarefa complicada? Agora não é mais! A conciliação de vendas de cartões é um sistema que confere e valida todas as operações realizadas no débito e crédito e compara com os lançamentos realizados pela operadora adquirente, tornando o controle mais eficiente para o seu negócio.

Além disso, essa plataforma também traz diversas vantagens que não estão limitadas apenas ao controle das entradas e saídas. No entanto, antes de conhecer cada benefício é interessante saber sobre como utilizar e quais problemas podem ser solucionados em sua empresa.

Como é a operação e quais problemas podem ser solucionados?

Basicamente, a conciliação existe para garantir que você evite prejuízos financeiros, ou seja, que tudo que vender seja realmente pago pelas operadoras e suas bandeiras. Contudo, esse processo exige a realização de algumas etapas. Veja quais são!

Conciliação de vendas

Nessa primeira etapa, a plataforma compara as transações realizadas e os dados capturados pelas operadoras. Assim, fica mais fácil identificar erros como: vendas não registradas, processamentos duplicados, número de vendas nos cartões canceladas etc.

Conciliação dos recebimentos

O segundo passo é conciliar os valores que serão lançados no fluxo de caixa, confrontando todas as informações de acordo com o extrato dos pagamentos. Além de apontar erros, essa ação identifica diferença nas datas previstas, descontos e também variações entre taxas.

Conciliação bancária

Nessa última fase de conciliação bancária, a plataforma vai comparar as informações dos relatórios emitidos pelas operadoras com os extratos das suas contas no banco. Dessa forma, será confirmado se o valor recebido está correto ou se houve divergências.

Qual a importância de investir em conciliação de cartões?

Ter conhecimento preciso dos valores a serem recebidos e das taxas

Você sabe exatamente tudo que será lançado? Sem uma plataforma de conciliação de cartão de crédito é impossível saber o que vai receber das operadoras. Mas não é só isso! Você também pode identificar o valor das taxas, as datas de lançamentos, quais são as vendas, dentre outras informações que fazem a diferença no controle do seu orçamento.

Facilidade de identificação de erros

Vendas não registradas e divergência de pagamentos são erros comuns, mas que podem ser controlados com um sistema de monitoramento. Isso significa que as falhas operacionais serão eliminadas e seu caixa não perderá dinheiro ou tempo nas análises.

Controle do fluxo de caixa

Manter o controle do fluxo de caixa é essencial para alcançar a saúde financeira do próprio negócio. Entretanto, essa organização só é possível diante de um sistema de qualidade, que integra as informações em único lugar, mantendo ainda a rapidez nos lançamentos.

Controle de antecipação de recebíveis

Com a automação dos processos por meio da antecipação de recebíveis, sua empresa controla e antecipa também os recebíveis. Basta realizar o pagamento de uma taxa para ativar essa modalidade e controlar melhor as finanças.

Como utilizar a conciliação de cartão de crédito?

Assim como acontece com as máquinas de cartão, não basta ter um conciliador de cartões em sua empresa. É importante saber usá-lo e conhecer todos os benefícios que essa ferramenta traz para o negócio. Mas para lhe ajudar com esse assunto, selecionamos algumas dicas valiosas que vão mostrar passo a passo como otimizar sua gestão!

Utilize um software específico

O preenchimento manual das planilhas tornou-se um método ultrapassado, não acha? Com uma plataforma automatizada, a inserção de informações é realizada de forma automática, otimizando o tempo e facilitando também o acesso. Contar com a ajuda da tecnologia nessas horas faz toda a diferença, principalmente no que diz respeito ao armazenamento de dados e segurança das informações.

Faça o acompanhamento

Você sabe o valor exato das taxas que são cobradas pelas operadoras? Então anote esta dica: acompanhar as taxas por bandeira e condição de venda é outro gesto que faz a diferença! A má notícia é que muitas empresas não seguem esse padrão e não percebem que algumas cobranças influenciam no fechamento do caixa.

Por isso, acompanhar de perto e conhecer o valor exato de tais cobranças é uma prática obrigatória para qualquer gestor que deseja aproveitar todos os benefícios que um sistema tecnológico oferece.

Arquive e confira as filipetas

As filipetas são comprovantes importantes e devem ser arquivados. Com elas em mãos, sua empresa pode comprovar possíveis erros e divergências de valores com maior facilidade, de acordo com os registros das suas transações.

Faça o controle das movimentações bancárias e financeiro

Manter em dia o controle financeiro é um desafio, porém não pode ser deixado de lado. Para isso, lembre-se de verificar sempre o saldo inicial e final do seu extrato e acompanhar todas as movimentações e os períodos.

Realize o fechamento diário

Deixar acumular registros é um gesto que apenas traz prejuízos financeiros. Ao realizar o fechamento diário do seu caixa, a empresa pode identificar erros e propor soluções em tempo hábil, então mantenha essa rotina para melhorar sua gestão e evitar problemas.

Centralize as informações

Com certeza, você recebe pagamentos de cartões com diferentes bandeiras em um mesmo dia. Centralizar essas informações é o segredo para acompanhar as transações com rapidez, tomar decisões estratégicas com relação aos resultados e facilitar o acesso dentro de cada período desejado.

Neste post, você aprendeu o que é conciliação de cartão de crédito, qual a importância e benefícios e como utilizar a plataforma para fazer uma boa gestão do seu fluxo de caixa. Para saber mais detalhes dessa ferramenta e tirar suas dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a nossa empresa!

A adquirente é a empresa responsável por processar o pagamento de compras feitas com cartão de crédito. Ela é que realiza a comunicação entre os estabelecimentos comerciais, as bandeiras e os bancos emissores dos cartões para liberar a venda de um produto. Para isso, costumam cobrar taxas por transação que podem variar de acordo com o tipo de compra e o contrato definido.

Além de terem custos distintos, as adquirentes também podem aceitar bandeiras diferentes e oferecer serviços específicos. Assim, é importante pesquisar bem antes de escolher uma opção para o seu negócio.

Para ajudar você, listamos a seguir o que é necessário considerar nessa decisão. Aproveite a leitura!

Pense nos serviços que você vai usar

Antes de tudo, é preciso analisar quais serviços a empresa precisa. Pense nas formas de pagamento que você quer oferecer para os clientes e entenda as operações mais utilizadas na loja. Cada negócio tem necessidades distintas.

Para um comércio de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, fornecer opções de parcelamento é indispensável. Já restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício conseguem funcionar apenas com as funções de crédito à vista ou, até mesmo, somente com o débito.

Assim, é essencial entender a realidade do seu negócio antes de escolher uma operadora de cartão. Veja os diferenciais, as condições praticadas e as vantagens oferecidas pelas empresas, inclusive a possibilidade de contratação de serviços adicionais, como emissão de boleto bancário e proteção antifraude. Com essa análise, fica mais fácil escolher o modelo mais adequado às necessidades do seu empreendimento. Lembre-se ainda de observar se a adquirente é compatível e oferece possibilidade de integração com as ferramentas que sua empresa já utiliza.

Avalie as formas de estorno

Para quem trabalha com e-commerce, um ponto importante está relacionado às possibilidades de estorno oferecidas pela operadora. Nas compras pela internet, há um risco de ser necessário reverter uma cobrança já efetuada, seja por desistência do cliente, seja por qualquer outro imprevisto.

Desse modo, vale observar como é realizado o estorno — parcial ou completo, por exemplo, além dos prazos para que o cancelamento seja feito e o dinheiro possa ser devolvido.

Entenda a forma de recebimento

Outro ponto relevante é o recebimento das vendas com cartão. A depender do contrato com a operadora, o valor da compra demora cerca de 30 a 31 dias — conforme a duração do mês — para cair na conta. Também vai variar segundo a forma de pagamento escolhida pelo cliente, como débito, crédito à vista ou parcelado. No caso de vendas parceladas, o pagamento pode ser recebido a cada parcela ou diretamente.

Assim, vale analisar de que forma são feitos os pagamentos na adquirente de sua preferência e também checar como funciona a antecipação de recebíveis. Desse modo, você pode se planejar e consegue administrar com mais eficiência os recursos financeiros do seu negócio.

Compare as taxas e custos

Apesar de não ser o único aspecto a ser avaliado, o custo com a adquirente é um dos principais fatores a ser levado em conta. É comum que as operadoras cobrem de 2% a 6% de taxa de venda.

O valor vai depender da forma de pagamento escolhida pelo cliente e do plano contratado. De maneira geral, compras parceladas têm taxas mais elevadas do que vendas realizadas no crédito à vista e no débito.

Também é preciso estimar custos com maquininhas de cartão e outras taxas de cartão de crédito. Calcule essas despesas para avaliar qual opção tem o melhor custo-benefício para o seu negócio e cabe dentro do orçamento da sua empresa.

De acordo com o porte da sua empresa, você pode obter valores mais em conta junto às operadoras. Por exemplo, e-commerces costumam conseguir taxas mais reduzidas, especialmente se já têm lojas físicas.

Considere os meios de pagamento

Fornecer uma variedade de meios de pagamento é essencial para aumentar a chance de fechamento de uma venda. No entanto, as formas mais adequadas podem variar de acordo com o tipo de negócio: cartão de crédito, débito, parcelado, boleto etc.

O ideal é entender os meios mais procurados na sua loja e optar por operadoras que tenham um melhor custo-benefício para esses tipos específicos de pagamentos. Por exemplo, se a maior parte das vendas for realizada de maneira parcelada, você pode acabar perdendo dinheiro ao escolher uma operadora que tenha taxas baixas no crédito à vista, mas cobre mais por parcelamentos.

Verifique as bandeiras aceitas

Antes de escolher uma maquininha de cartão e uma adquirente, é primordial verificar também as bandeiras aceitas. As bandeiras de cartão são as empresas responsáveis por realizar a comunicação entre a adquirente e o banco.

No mercado brasileiro, as mais comuns são MasterCard e Visa, além de Elo, Hiper, American Express, Aura e Diners. A Visa, por exemplo, tem mais de 2,3 bilhões de cartões emitidos. Cada adquirente trabalha com bandeiras específicas. Dessa forma, se for o caso, vale analisar a possibilidade de contratar mais de uma adquirente para ampliar as chances de vendas com cartão.

Avalie o atendimento e a resolução de problemas

Vale pesquisar também se o suporte da empresa é adequado e oferece uma boa comunicação para resolver problemas. Falhas e equívocos nos sistemas das operadoras de cartões podem levar a perdas de vendas. Desse modo, é importante observar qual adquirente tem o melhor atendimento e uma solução mais rápida.

Leve em conta a conciliação

Também é importante observar se a adquirente fornece relatórios para a conciliação, de preferência sem custo e desde o início da parceria. A conciliação das vendas é essencial para verificar se os valores corretos, com a dedução de taxas, foi depositado na conta. Os relatórios permitem mais controle e redução do risco de sair no prejuízo.

Não desvie o foco do cliente

Por último, lembre-se de considerar o cliente na hora de escolher uma adquirente e, inclusive, as formas de pagamento mais adequadas para sua empresa. Entenda as necessidades e desejos do seu público para não correr o risco de escolher uma opção que não ofereça uma boa experiência ao cliente e possa atrapalhar a competitividade do seu negócio.

Para resumir, o ideal é avaliar qual adquirente tem os serviços que você precisa, aceita as bandeiras mais usadas, oferece as taxas mais atrativas, tem o melhor atendimento na resolução de problemas e facilita a conciliação. No mercado, há diversas opções de operadoras de cartão como Rede, Stone, Cielo, GetNet, entre outras. Faça uma pesquisa, compare condições e veja qual se ajusta mais ao perfil e à gestão financeira da sua empresa.

Achou útil este texto sobre como escolher uma adquirente? Então aproveite e confira também 7 motivos para fazer a conciliação de cartões.

Antes de começar a vender a prazo ou no débito, os comerciantes precisam escolher algum tipo de maquininha de cartão. No mercado, existem duas tecnologias para leitura e transmissão de dados que merecem destaque: POS e TEF.

Apesar de comuns, essas siglas ainda confundem muitos empreendedores. Há dúvida, por exemplo, sobre qual é a melhor opção, além da falta de compreensão das vantagens e desvantagens de cada uma.

Pensando nisso, explicamos a seguir as principais diferenças e características dessas tecnologias. Continue a leitura!

O que é POS?

POS significa Point of Sale (ponto de venda). No entanto, não estamos nos referindo ao local onde acontece a venda em si, mas ao equipamento que permite a transferência do dinheiro do cliente para a conta do empreendedor.

Essa modalidade de maquininha é fornecida pelas próprias redes adquirentes — também chamadas de operadoras de cartão — ou instituições financeiras. É comum vermos o POS, por exemplo, em restaurantes, quando o garçom leva a maquininha até a mesa. Pela sua praticidade, é bastante adotada entre pequenos comerciantes.

O que é TEF?

Diferentemente do POS, o sistema de transferência eletrônica de fundos (TEF) necessita de um sistema de automação para que possa ser utilizado. O TEF integra as vendas com o uso de cartão ao sistema de automação comercial utilizado no estabelecimento.

Ele possibilita a troca de informações entre as adquirentes e a loja, por meio de uma plataforma instalada no computador do caixa. Por isso, é mais comum em farmácias, supermercados e estabelecimentos com mais volumes de venda. Um exemplo são aquelas máquinas fixadas no caixa que não precisam digitar valores, só inserir o cartão e colocar a senha.

Quais as diferenças entre POS e TEF?

Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens. Usar o POS pode ser menos custoso, mas o TEF aceita maior diversidade de bandeiras, por exemplo. Entenda mais sobre as características e as diferenças dessas duas alternativas — POS e TEF!

Preço

O POS é mais intuitivo e fácil de utilizar, além de ter uma mensalidade mais acessível do que o TEF. Ainda assim, o TEF pode ser vantajoso, já que o investimento mais alto dá direito a uma série de vantagens, como aceitar múltiplas bandeiras.

Diversidade de bandeiras

Uma desvantagem do POS é funcionar apenas com a rede de adquirência escolhida. Assim, pode ser necessário contratar outras para conseguir atender a mais bandeiras de cartão. Já o TEF permite maior variedade de cartões, não se restringindo apenas a uma adquirente específica.

Mobilidade

Por não precisar de um sistema de automação comercial, o POS permite mais mobilidade e agilidade. Você leva a maquininha do cartão até o seu cliente, que paga no próprio local em que está, seja na mesa do restaurante, seja em casa. Assim, pode ser vantajoso para quem trabalha com delivery, por exemplo. Nesse caso, é só pegar o cartão do cliente, inserir na máquina, digitar o valor da venda, esperar o consumidor colocar a senha, confirmar e guardar a via impressa.

Enquanto isso, o TEF costuma precisar de uma conexão fixa de internet e do uso de cabos para funcionar, o que restringe a mobilidade da maquininha e pode ser uma desvantagem para certos tipos de negócios.

Automação

Para usar o TEF, é preciso ter um sistema de automação implementado na sua empresa. A desvantagem é que isso requer a contratação de plataformas e assistência para modernizar o seu negócio. Contudo, essa automatização do processo não só traz mais eficiência para as equipes como mais segurança e comodidade para a gestão do seu empreendimento. Desse modo, pode ser interessante escolher essa opção, a depender do porte e tipo de negócio que você possui.

Em empreendimento com volume de vendas grande e localizado, o uso de TEF pode até reduzir problemas de filas no caixa, já que não é necessário digitação por parte dos funcionários. Ao contrário, o POS exige a inclusão de informações manualmente e, por consequência, está mais sujeito a erros de digitação e perda de dinheiro.

Conciliação

Uma grande vantagem do TEF é facilitar a conciliação de vendas, ou seja, a conferência entre o que foi vendido e o que aparece como registrado nos sistemas das operadoras de cartão. Como tudo é automatizado, você pode verificar mais facilmente a quantidade de produtos que passaram pelo caixa e os valores das vendas. Além do mais, em conjunto com um sistema de conciliação de cartões, essa opção pode evitar perdas por cobranças indevidas, por exemplo.

Já as máquinas de POS podem dificultar o fechamento do caixa e a gestão financeira. Nesse caso, é preciso conferir os comprovantes físicos um a um, o que pode ser bem demorado. Também é mais complicado fazer a comparação entre os valores processados pelas adquirentes e os registrados em caixa, atrapalhando a conciliação das vendas.

Existem outras opções?

Além de POS E TEF, existe o gateway. Essa tecnologia de pagamento é voltada para as lojas de comércio eletrônico (e-commerce) e tem o intuito de permitir o pagamento on-line mais seguro e fácil. Ele agiliza o checkout e oferece diversos meios de pagamento, inclusive por cartão. Nesse caso, os gateways enviam as informações da venda e do cartão para que as empresas adquirentes façam o processamento. O valor pago é fixado por transação.

Uma vantagem dessa opção é possibilitar integração com uma diversidade de formas de pagamento. Contudo, para usar o gateway, o empreendedor precisa negociar com as adquirentes e fazer um investimento inicial para integrar a loja virtual com os serviços desejados — por exemplo, sistema antifraude, compra com um clique etc.

Na hora de tomar uma decisão, vale analisar quais opções mais se adéquam ao seu negócio. Se for o caso, você pode ainda investir em mais de um tipo de tecnologia para atender melhor os seus clientes e evitar a perda de vendas.

Gateway, POS e TEF — no fim, seja qual for a opção escolhida, é importante ficar de olho nas taxas de cartão para evitar prejuízos. Então, não deixe de acompanhar atentamente as vendas no seu estabelecimento e manter uma boa gestão das finanças.

Achou útil este texto? Aproveite e veja também outro post sobre vendas no cartão de crédito para entender como proteger os seus recebimentos!

Não é segredo que a tecnologia tem transformado a vida das pessoas e a rotina de muitas empresas. Os processos que antes exigiam tempo, gastos e produtividade hoje podem ser desenvolvidos em poucos segundos por meio de plataformas que ajudam a automatizar a conciliação de vendas, assim como otimizar outras áreas importantes.

Sem dúvidas, aumentar os lucros é o objetivo de qualquer negócio, principalmente quando a empresa oferece o cartão de crédito como forma de pagamento. Mas como fugir das taxas e erros e controlar as vendas com cartão?

Diante da tecnologia nada é impossível, por isso investir em conciliação se tornou a saída ideal para ampliar o faturamento no final do mês. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você e sua empresa!

O conceito de conciliação de vendas

Você confere venda por venda do cartão de crédito quando vai fechar o caixa? Sabemos o quanto essa tarefa é essencial para confirmar os recebimentos, mas também acreditamos que existem outras maneiras de aperfeiçoar essa atividade e uma delas se chama conciliação de vendas.

Com a ajuda da conciliação, a plataforma automatizada realizará comparações de cada venda no cartão na modalidade crédito ou débito, a fim de identificar o seu pagamento junto à adquirente.

Sua função é acessar os extratos das operadoras de cartões e banco e, assim, analisar o total que a empresa deve receber e também os valores e taxas a serem pagos.

A diferença entre conciliação manual e automatizada

Como o próprio nome diz, a conciliação de vendas manual é realizada a partir da ação humana. Nesse caso, o gestor ou funcionário responsável pela gestão financeira entrará no site de cada operadora e banco, analisará os extratos bancários e relatórios emitidos, preencherá as planilhas venda por venda e consultará as informações das filipetas.

Como percebeu, não é uma tarefa tão simples como podemos imaginar. Por outro lado, ao automatizar a conciliação de vendas, as diferenças podem ser grandes.

Ainda que o processo seja parecido, feito por meio de uma plataforma, os resultados alcançados são obtidos em menor tempo, considerando que as informações também serão mais confiáveis e com menos chances de erros. Mas claro que no meio do caminho podem surgir dúvidas a respeito da ferramenta. Confira, a seguir, alguns questionamentos comuns e como solucioná-los!

É possível fazer o acompanhamento de taxas?

Acompanhar as taxas que são cobradas nas vendas do cartão de crédito ou no aluguel das maquininhas é um hábito que nem todas as empresas cultivam, por isso buscam auxílio na conciliação para entenderem as tarifas que estão sendo pagas e o que realmente deverão receber no final de cada período.

A boa notícia é que essa ferramenta permite o acompanhamento contínuo, de cada transação, assim como o controle dos pagamentos, solicitações de estornos e valores divergentes. Além disso, quando existe o monitoramento de taxas, fica mais fácil para a empresa definir o preço final do seu produto ou serviço, otimizando o seu fechamento de caixa.

É preciso ter ou reformular o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é indispensável para qualquer tipo de negócio. Claro que com a chegada de novas informações e valores, será possível ter mais clareza e previsibilidade dos resultados a cada mês. Estipular metas e pensar em novas estratégias para potencializar os lucros também serão medidas necessárias que podem ser tomadas a partir dos índices de vendas e dados dos relatórios e extratos bancários.

Qual a frequência de conferência?

Para que não ocorra perda de informações ou divergências nos valores é necessário realizar a conferência diariamente. Somente assim será possível identificar erros e futuros problemas e manter uma visualização completa dos rendimentos e pagamentos.

A importância de automatizar a conciliação de vendas

Ainda não está convencido que a automação financeira é o melhor caminho para o controle das vendas de cartão de crédito e débito? Então conheça algumas vantagens que podem lhe ajudar nessa decisão.

Otimização do tempo

Quando uma empresa investe em automatizar a conciliação de vendas, o tempo e a produtividade são os mais beneficiados. Além da agilidade na conclusão dos processos e análises, uma plataforma de conciliação de cartões de crédito aumenta a produtividade dos colaboradores que poderão exercer outras atividades. Lembre-se de que tempo é dinheiro, então vale a pena aproveitar cada minuto para otimizar a rotina e impedir prejuízos financeiros.

Redução dos erros humanos

Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Embora o ditado seja verdadeiro, os erros podem trazer consequências ruins quando o assunto é gestão financeira. Por esse motivo, considerar soluções que vão reduzir as falhas é tão importante quanto aumentar o faturamento no final do mês. Ao automatizar a conciliação, sua empresa pode reduzir erros como: vendas não registradas, cancelamentos não efetuados, taxas indevidas e outros agravantes que nem sempre são percebidos.

Precisão das informações

Já imaginou o problema que sua empresa teria ao lidar com informações erradas? Muitos, não é mesmo? Por isso, a segurança e precisão de dados que um sistema automatizado oferece é interessante demais para não ser adquirido. Por trabalhar com relatórios oficiais da conciliação (não utiliza o portal das operadoras), emitir relatórios automáticos, os dados já chegam analisados e com valores corretos, sem a necessidade de conferir ou checar cada informação.

Flexibilidade na integração

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, aderir a soluções para se diferenciar é o segredo para superar os concorrentes e tornar o negócio rentável. Em outras palavras, ao integrar as informações em um único lugar quem sai ganhando é apenas sua empresa.

Além de manter a segurança máxima, essa ferramenta reduz o tempo em análise, facilita o acesso e ainda fornece conteúdos importantes relacionados ao fluxo de recebimento, ponto de venda e tendências dos meios de pagamentos.

Se convenceu de que automatizar a conciliação de vendas é a decisão certa para o seu negócio? Como mostramos neste post, ao investir nessa plataforma os benefícios são muitos!

Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo, confira mais um de nossos posts — Conciliação bancária: entenda como funciona — e descubra dicas valiosas!

Antes de explicarmos como escolher conciliador e gateway para gerenciar suas transações com cartões de crédito e débito, vale a pena esclarecermos alguns termos técnicos que vão ser utilizados ao longo deste artigo.

Chamam-se adquirentes as empresas que fornecem as máquinas de cartão de crédito e débito e coordenam o serviço oferecido por essas máquinas. Assim, são adquirentes Cielo, Rede, Getnet, PagSeguro e outras.

São elas que, durante as transações, contatam os bancos e as bandeiras de cartão de crédito e débito — Visa, Mastercard e American Express, por exemplo — pedindo autorização para realizar uma nova cobrança.

Abaixo, vamos demonstrar como escolher conciliador e gateway para dar segurança e controle financeiro aos seus processos. Vamos, também, explicar a função de cada um deles, sua importância e outras questões. Confira!

O que é um gateway?

O dia a dia das suas vendas com cartão esconde um processo relativamente complexo. Toda vez que um cliente solicita esse tipo de pagamento, você passa o cartão e o diálogo entre a adquirente, o banco e a bandeira é estabelecido.

A bandeira de preferência do cliente, por sua vez, se comunica com o banco ou instituição financeira responsável pela emissão daquele cartão, constituindo mais uma etapa protocolar de uma venda desse tipo.

Ou seja, informações são trocadas entre pelo menos três redes distintas. É aí que entra o gateway: ele foi criado para ser um “portal” (sendo esse o significado da palavra em inglês) entre essas redes. Como ele realiza esse tipo de conversão, nada mais lógico do que ser também o responsável pela segurança das informações que perpassam cada etapa.

O que é um conciliador de cartões?

O conciliador de cartões, por sua vez, é um software que ajuda o gestor do negócio a manter o controle das transações realizadas com cartões de crédito e débito.

Isso significa não apenas emitir extratos automaticamente, mas, também, controlar as tarifas pagas, valor das vendas, antecipação de recebíveis e fazer a comparação entre o extrato da adquirente, bandeira e as entradas de caixa.

Sua importância para o negócio é tanto do ponto de vista da gestão financeira quanto administrativa, mas, sobretudo, de organização em um plano geral.

Como escolher conciliador e gateway?

Pelo que explicamos até o momento, você deve ter percebido que a segurança e operacionalidade do seu e-commerce dependem fortemente de uma boa escolha de conciliador e gateway.

A profissionalização das suas vendas e, principalmente, a credibilidade do seu negócio estão atreladas a essa escolha e, por isso, ela deve ser feita com cuidado. Abaixo, listamos algumas dicas para você não ficar confuso nesse momento.

Identifique as funcionalidades oferecidas

Principalmente no caso do conciliador de cartões, há alguns recursos adicionais que justificam muito melhor o valor que você vai investir. A melhor opção é aquela que exiba com mais facilidade as taxas indevidas, vendas provisionadas, depósitos bancários não recebidos e chargebacks, só para citar alguns exemplos.

O principal, no entanto, é que a organização dessas funcionalidades seja feita de tal forma que o software seja intuitivo e independente das operadoras de cartão. Além disso, atente ao fato de que ele deve se integrar ao seu ERP, economizando tempo no processo de conferência dos cartões.

Vale ressaltar que algumas opções disponíveis no mercado apresentam suas funcionalidades de maneira modular. Assim, você paga apenas pelas funções que realmente utiliza.

Defina os tipos de cartão que são suportados

Nesse caso, quanto mais adquirentes — e, por conseguinte, quanto mais bandeiras — o conciliador cobrir, melhor. No entanto, caso não seja possível cobrir todas as opções do mercado, opte pelas marcas tradicionais, descartando as menos conhecidas.

Agora, claro, lembre-se que não aceitar determinadas bandeiras, por menos disseminadas que sejam, significa perder vendas potencialmente. E considere que algumas adquirentes têm maior capacidade de realizar acordos com essas novas máquinas que outras.

Esteja atento ao nível de segurança

Como mencionamos, o gateway tem como função garantir a segurança da integração das informações entre redes. Não se preocupar com isso pode facilitar a ação de hackers ou a aprovação de transações com cartões clonados.

Busque informações sobre o sistema de segurança de um gateway antes de contratar esse serviço. Isso pode evitar muitas dores de cabeça no futuro e manter a credibilidade do seu e-commerce no mercado.

Verifique se é possível a integração com outros softwares

Os conciliadores de cartões devem se integrar ao seu ERP, ou seja, ao software que você utiliza para gerenciar as informações logísticas e de vendas do seu e-commerce.

Assim, a convergência dos dados é automática e você não gasta tempo realizando conferências manuais entre informações de ambos os softwares. Além disso, tudo que você precisa saber fica disponível em um dashboard único, facilitando a visualização e as decisões.

Descubra sobre a eficiência do suporte técnico

Relegado a segundo plano pela maior parte das pessoas que contratam um software, o suporte técnico é crucial para que você se adapte ao programa escolhido e faça valer toda a praticidade dele.

Tenha em mente que o suporte não serve apenas para resolver problemas. Ele é um canal de relacionamento com o usuário, o que significa que tem como objetivo ajudá-lo a usar melhor as suas funcionalidades e mantê-lo como cliente.

Um bom suporte fica disponível o máximo de tempo possível, no maior número de dias possível da semana. Ele deve, ainda, atendê-lo rapidamente e ter um bom sistema de continuidade das solicitações abertas, de modo que você não fique confuso quanto ao seu seguimento.

Comece a escolher conciliador e gateway pensando nas necessidades da sua empresa. É claro que há diversas peculiaridades que você deve levar em conta ao contratar um desses serviços, no entanto, lembre-se que certas necessidades são universais.

Afinal, quem não precisa de segurança nas transações e de uma forma de gestão dos pagamentos de cartão de crédito e débito que poupe tempo e evite erros? Assim, você consegue mais economia e tem mais tempo para cuidar do que realmente importa: o crescimento do seu negócio!

E se, além de saber como escolher conciliador e gateway, você quiser também se aprofundar no tema dos conciliadores de cartões de crédito e débito, não deixe de dar uma olhada no nosso artigo sobre o assunto!