Conheça a importância da conciliação de vendas para as empresas

Para garantir o sucesso de qualquer negócio, é importante ter uma boa gestão financeira, adotando medidas e processos que minimizam perdas e controlam o capital de forma eficiente. Uma dessas práticas é a conciliação de vendas.

Utilizada para validar as informações sobre as transações de vendas realizadas por meio de pagamento com cartões, disponibilizadas pelas adquirentes, essa prática é fundamental para ter uma boa previsão de receita do canal, bem como identificar erros e inconsistências que resultam em prejuízos financeiros para o negócio.

Pensando nisso, apresentamos neste post as principais informações sobre a conciliação de vendas, mostrando seus benefícios e como encontrar uma plataforma de qualidade para o seu negócio. Confira!

O que é conciliação de vendas?

De forma simples, uma conciliação consiste na validação de dados entre duas ou mais fontes, sendo uma principal e as demais contrapartidas, ou comparações. O objetivo é conferir informações e identificar possíveis erros ou inconsistências, solucionando problemas e garantindo que os valores estejam corretos.

Nesse sentido, a conciliação de vendas nada mais é do que o processo de conferir os dados de transações registrados pela empresa e os apresentados pelas adquirentes de cartões, responsáveis por repassar os valores recebidos em seu sistema para os negócios.

Esse processo pode ser feito de forma manual, em que um ou mais funcionários acessam o sistema da empresa e da adquirente para validar cada transação, ou de maneira automatizada, utilizando uma conciliadora, que apresenta uma plataforma de automação para otimizar a atividade e garantir mais segurança e eficiência em sua execução.

Os problemas que podem acontecer são o cancelamento de operações, duplicidades e inconsistência nos valores ou taxas cobradas. Todos são identificáveis durante a conciliação.

Quais os tipos de conciliação disponíveis?

Existem três formas de fazer a conferência de informações entre os dados da empresa e os das adquirentes: vendas, recebimento e bancária. Falamos melhor sobre cada uma delas, a seguir!

Conciliação de vendas

A primeira prática de conciliação é a de vendas, que consiste na avaliação dos dados do sistema de vendas da empresa e do extrato de transações apresentado pelas adquirentes de cartões. Essa prática permite acompanhar todas as vendas realizadas até o dia anterior pelo negócio.

Conciliação de recebimento

A conciliação de recebimento é a prática de confrontar os dados do extrato de vendas registradas e projetadas pela empresa com os das adquirentes em seu extrato de pagamento, avaliando se os valores recebidos estão de acordo com o previsto.

Conciliação bancária

A conciliação bancária é o processo de validar as informações dos extratos de pagamento das adquirentes com os dos bancos e instituições financeiras. A prática permite identificar inconsistências entre os valores recebidos pela empresa e suas projeções.

Qual sua importância para o negócio?

Realizar a conciliação garante uma série de benefícios para qualquer empresa. Abaixo, apresentamos os 4 principais. Veja!

Evita a perda de vendas

A primeira vantagem de adotar a prática de conciliação é garantir que a empresa não perca vendas ou receba valores inconsistentes com o total de transações realizadas pelo negócio. Isso pode acontecer por erros no sistema da adquirente, cancelamentos desconhecidos ou alterações nas taxas.

Melhora a visibilidade de recebíveis

Fazer a conciliação de vendas também permite que a empresa tenha uma visão clara de seus recebíveis e determine previsões mais corretas sobre os prazos e movimentações de capital no negócio.

Normalmente, uma plataforma de automação da prática oferece relatórios e um ambiente para acompanhar essas informações de forma simples e otimizada, facilitando o processo para os profissionais.

Otimiza a gestão financeira

Ao adotar a prática de conciliação, a gestão financeira tende a ser otimizada, uma vez que a conferência de valores e previsões de recebimentos dos valores repassados pelas adquirentes garantem mais precisão e segurança para o time.

Dessa forma, é mais fácil tomar decisões de investimentos, pagamentos e diferentes movimentações que impactam na saúde financeira do negócio.

Aumenta produtividade

Por fim, a conciliação contribui para o aumento da produtividade do time, principalmente quando feita de forma automatizada. No modo manual, os profissionais despendem muito tempo para o processo.

Já com uma plataforma de automação, ela é feita rapidamente, totalmente integrada com os sistemas das adquirentes. Assim, o processo é automatizado, ocorrendo com segurança e eficiência, sem a necessidade de que os profissionais dediquem horas na prática, podendo se dedicar para atividades mais estratégicas da área.

Por que contratar uma empresa de conciliação independente?

Como mencionamos, usar uma plataforma de automação de conciliação garante mais benefícios e praticidade para o processo, garantindo que a conferência seja feita de forma rápida e sem demandar muito tempo de seus funcionários.

Adotar os serviços de uma empresa especializada no assunto, que atua de forma independente das adquirentes, também garante mais segurança para o processo de validação das informações, uma vez que esse é o core do seu negócio e eles têm conhecimento e ferramentas de qualidade para isso.

Outro motivo para investir na parceria com uma empresa de conciliação é a possibilidade de ter acesso a outras funcionalidades e benefícios oferecidos por ela, como relatórios financeiros completos e análises de desempenho financeiro por adquirente, tipos de cartão e bandeiras.

Além disso, uma plataforma de qualidade permite que a empresa tenha acesso a um ambiente completo de gestão, que facilita a visão de todos os processos e indicadores de desempenho financeiro, relacionados à conciliação e dados. Assim, é mais fácil compreender o cenário e tomar decisões.

Como escolher uma plataforma de qualidade?

Existem no mercado diversas empresas que oferecem o serviço de conciliação para os variados negócios e organizações do mercado. Apesar de a oferta ser a mesma, as funcionalidades e qualidade do serviço podem variar, por isso é importante saber como escolher com eficiência.

Para isso, é importante entender a situação da empresa, mapear suas atividades e operações financeiras para definir as necessidades de serviço e funcionalidades que a plataforma deve apresentar para ser eficiente para o negócio.

Posteriormente, é necessário avaliar o mercado e as opções disponíveis. A escolha deve ser compatível com as necessidades do negócio, optando por aquela que apresenta melhor custo-benefício, bem como garantias de qualidade e conhecimento na prática.

Fica evidente que a conciliação de vendas é um processo importante para qualquer empresa e deve ser feita de forma eficiente. Para isso, é indicado optar pela adoção de uma plataforma de automação especializada na prática, garantindo sua eficiência e qualidade.

Agora que você já sabe a importância e todos os benefícios de fazer a conciliação de vendas, confira como ocorre o processamento de vendas com cartão e otimize sua gestão financeira!

Fique atento às novas tendências em conciliação de cartão e boletos!